Luiz Neto na África do Sul e China

Luiz Neto em competição na república Tcheca (Foto; Arquivo pessoal)

Luiz Neto em competição na República Tcheca (Foto: Arquivo pessoal)

A partir desta semana o amador catarinense Luiz Neto vivenciará novas experiências através do skate. Ele participará pela primeira vez de dois importantes eventos do calendário skateboard internacional: o Kimberley Diamond Cup Skateboarding World Championships (KDWC) na África do Sul e o Festival International des Sports Extremes (FISE) em Chengdu, na China. Os eventos serão realizados entre os dias 7 e 10 de outubro e 16 e 18 de outubro, respectivamente. Luiz está ansioso para conhecer de perto a cena do skate, os picos das cidades e um pouco das culturas africana e chinesa. Confira a entrevista com o amador e saiba mais um pouco sobre essa trip rumo ao Oriente.

Luiz sem dúvida 2015 está sendo um ano de viagens e participações em competições internacionais. Você já foi para a Polônia, República Tcheca, França e agora, Sul da África e China. O que te levou a querer se aventurar por esses lugares?

Eu amo viajar e quando a organização da KDWC na África me convidou fiquei muito feliz! Já vi muitas imagens de Kimberley e do campeonato e é simplesmente inacreditável. Desde pequeno sonho em ir para o Japão e quando me convidaram para competir na China, alí pertinho, fiquei louco. Tanto que ficarei mais tempo na China do que na África!

Então conta aí, como está sendo os preparativos para essa viagem?

A KDWC já mandou minhas passagens e os vouchers para os hotéis. Também já tenho a prescrição médica para toda a viagem. O que estava tendo dificuldades para conseguir era o visto para China, mas agora está tudo ok!

Área de competição da FISE em Chengdu, na China (Imagem: FISE)

Área de competição do FISE em Chengdu, na China (Imagem: FISE)

O Kimberley Diamond Cup Skateboarding é conhecido por oferecer prêmios milionários. Qual a sua expectativa em relação a esse evento? O que você espera encontrar por lá?

É a primeira vez que vou participar do evento. Não estou ligando muito para a competição e nem para o prêmio porque eu tenho consciência de que lá o nível é muito mais além do que estou acostumado. Quero aproveitar bastante a trip pra conhecer a galera, andar junto e me divertir como sempre. Talvez adote um leãozinho também! Hahaha brincadeira.

Da África do Sul para a China, culturas completamente diferentes. O que mais te chama atenção no cenário de skate tanto de um, quanto de outro?

Na África o cenário já não é tão forte para o skate, mas na China é diferente. Depois de ter visto várias imagens em vídeos fico cada vez mais ansioso para chegar lá.

Luiz Neto em sua passagem pela Europa (Foto: Peter Mercell)

Luiz Neto em sua passagem pela Europa (Foto: Peter Mercell)

A princípio você está indo para participar do KDWC na África e do FISE na China. O que mais você planejou ou pretende fazer nessa trip?

Além de competir meu objetivo é aproveitar bem esses lugares. Curto muito observar outras culturas, o tipo de comida, como é a cidade e tal. Se tudo der certo, eu ficarei uma semana a mais na China, para filmar para o vídeo da QIX #skateboardminhavida e depois volto para o Brasil.

E depois dessa viagem quais são seus projetos, pelo menos até o final deste ano?

Andar de skate, viajar, encontrar os amigos e me divertir. Obrigado família QIX!